O Cisne Negro - O Impacto do Altamente Improvável
de Nassim Nicholas Taleb
Ed. Dom Quixote
Sinopse
O incrível êxito do YouTube é um Cisne Negro Negro, assim como o 11 de Setembro. Por que razão não temos consciência do fenómeno dos cisnes negros antes da sua ocorrência? Parte da resposta, segundo Taleb, reside no facto de os seres humanos estarem absolutamente programados para aprender coisas específicas quando, pelo contrário, deveriam concentrar-se em generalidades.
Somos, portanto, incapazes de avaliar verdadeiramente as oportunidades, demasiado vulneráveis ao impulso de simplificar, narrar e classificar, para além de não sermos suficientemente abertos para recompensarmos aqueles que conseguem imaginar o «impossível».
Algumas linhas...
Os problemas da previsão e da causalidade nas Ciências Sociais são temas centrais das minhas preocupações sobre a construção do conhecimento científico em Geografia. Esta obra levanta inúmeras e interessantes questões sobre o impacto do altamente improvável - como faz referência o seu subtítulo -, relembrando-me ideias mais ou menos esquecidas sobre a teoria das catástrofes e as bifurcações apresentadas nos anos 70 do passado século, por A. G. Wilson na Geografia, provenientes metaforicamente da área da Física, nomeadamente de René Thom.
No entanto, a obra de Nassim Taleb é claramente "pós-moderna" e não matemática, com um discurso agradável, por vezes repetitivo, permitindo-nos aprofundar os limites da previsão e até, no actual momento de celebração da herança darwiniana, discutir a mudança à luz da oposição "gradualismo evolucionário vs. alteração catastrófica" da realidade. Ou será que apenas estamos a falar de uma questão de Escala?!
Após esta apresentação, voltarei a falar desta obra e das ideias que a sua leitura suscitou/produziu...
Sem comentários:
Enviar um comentário