O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Cisne Negro...




O Cisne Negro - O Impacto do Altamente Improvável
de Nassim Nicholas Taleb
Ed. Dom Quixote

Sinopse

Um Cisne Negro é um acontecimento altamente improvável que reúne três características principais: é imprevisível; produz um enorme impacto; e, após a sua ocorrência, é arquitectada uma explicação que o faz parecer menos aleatório e mais previsível do que aquilo que é na realidade.
O incrível êxito do YouTube é um Cisne Negro Negro, assim como o 11 de Setembro. Por que razão não temos consciência do fenómeno dos cisnes negros antes da sua ocorrência? Parte da resposta, segundo Taleb, reside no facto de os seres humanos estarem absolutamente programados para aprender coisas específicas quando, pelo contrário, deveriam concentrar-se em generalidades.
Somos, portanto, incapazes de avaliar verdadeiramente as oportunidades, demasiado vulneráveis ao impulso de simplificar, narrar e classificar, para além de não sermos suficientemente abertos para recompensarmos aqueles que conseguem imaginar o «impossível»
.

Algumas linhas...

Os problemas da previsão e da causalidade nas Ciências Sociais são temas centrais das minhas preocupações sobre a construção do conhecimento científico em Geografia. Esta obra levanta inúmeras e interessantes questões sobre o impacto do altamente improvável - como faz referência o seu subtítulo -, relembrando-me ideias mais ou menos esquecidas sobre a teoria das catástrofes e as bifurcações apresentadas nos anos 70 do passado século, por A. G. Wilson na Geografia, provenientes metaforicamente da área da Física, nomeadamente de René Thom.

No entanto, a obra de Nassim Taleb é claramente "pós-moderna" e não matemática, com um discurso agradável, por vezes repetitivo, permitindo-nos aprofundar os limites da previsão e até, no actual momento de celebração da herança darwiniana, discutir a mudança à luz da oposição "gradualismo evolucionário vs. alteração catastrófica" da realidade. Ou será que apenas estamos a falar de uma questão de Escala?!

Após esta apresentação, voltarei a falar desta obra e das ideias que a sua leitura suscitou/produziu...

José Fernandes Rodriguez

Sem comentários:

Enviar um comentário