O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


quinta-feira, 14 de maio de 2009

Neil Gaiman... Uma Biografia Não Autorizada.



Neil Gaima
n
(10 de Novembro de 1960 - )
Autor britânico (Portchester) de romances e de banda desenhada, Neil Gaiman vive em Minneapolis, nos Estados Unidos da América, com a sua família.
Após ter sido rejeitado muitas vezes por editores, Gaiman adoptou o jornalismo como meio de obter conhecimentos que, esperava, o ajudassem a ser publicado mais tarde. Assim, começou a entrevistar pessoas e a escrever crítica literária. Durante este tempo, escreveu o seu primeiro livro, uma biografia da banda Duran Duran, e um grande número de artigos para a Knave Magazine. Mais para o final dos anos 80, escreveu "Don't Panic: The Official Hitchhikers Guide to the Galaxy Companion". Na opinião de Neil, foi esse livro que o levou à sua colaboração com Terry Pratchett na banda desenhada "Bons Augúrios".
Tornou-se amigo do famoso guionista Alan Moore e começou a escrever para banda desenhada. Destas, destacam-se duas histórias com o seu colaborador favorito e amigo de longa data, Dave McKean: "Violent Cases" e "Signal to Noise".
Mais tarde, assinou um contrato com a DC Comics, que resultou na mini-série "Orquídea Negra".
Entre as suas diversas obras de banda desenhada, para várias editoras, destaca-se a série "Sandman", que narra as aventuras de Morfeu, a personificação do sonho. A série foi e ainda é uma sensação cultural, arrecadando fãs fervorosos e tornando-se uma banda desenhada crescentemente atractiva para novos públicos.
A série começou em 1988 e terminou em 1996, altura em que Gaiman anunciou simplesmente que a história que começou na primeira edição havia terminado o seu percurso natural. Todas as 75 edições da série regular foram organizadas em 10 volumes que ainda são impressos.
Em 1991, Gaiman publicou os "Livros da Magia", uma mini-série em quatro partes que relata uma excursão aos lugares mágicos e mitológicos do universo DC, com uma história focada num adolescente inglês que descobriu que tem por destino "...tornar-se no maior mago do mundo." A mini-série foi muito popular e deu lugar a uma série regular escrita por John Ney Reiber.
Muitas pessoas perceberam-s, mais tarde, das semelhanças entre Tim Hunter (protagonista da série) e a personagem criada por J.K. Rowling, Harry Potter. Ao ser interpelado sobre essa semelhança, Gaiman respondeu que um jovem como feiticeiro tem precedentes na literatura.
Gaiman escreve também canções, poemas e romances, e escreveu a série de fantasia sombria "Neverwhere - Na terra do Nada" para a BBC, que adaptou mais tarde num romance. Escreveu também o guião para o filme "MirrorMask" com o seu amigo de longa data Dave McKean e o guião para a língua inglesa do filme de animação "Princesa Mononoke".
Gaiman recebeu um prémio do Fantasy World Award em 1991 pela revista "Sandman - Sonho de uma Noite de Verão" (parte do conjunto de histórias intitulado "Dream Country"), que daremos a conhecer em posts subsequentes..). Após esta data, as regras foram alteradas, impedindo que bandas desenhadas concorressem, tornando-se o único autor a receber este prémio com um guião de banda desenhada. Também recebeu, em 2002, o Prémio Hugo para romance de destaque, pela obra "American Gods", que ganhou também o Prémio Nebula no mesmo ano.
Em 2003, "Coraline e a Porta Secreta" recebeu o prémio de melhor romance. Em 2004, o seu conto "Um Estudo em Esmeralda" ganhou um outro Hugo. Além disso, já ganhou 13 Prémios Eisner pelo seu trabalho na banda desenhada.
Em 2004, escreveu para a Marvel Comics a mini-série "1602" (que mostrava uma realidade alternativa em que as personagens principais da Marvel habitavam a época da inquisição) e assinou o contrato para mais um trabalho futuro com a editora. Em 2006, foi divulgado o seu novo trabalho para a Marvel: Uma ressurreição dos "The Eternals", personagens criadas por Jack Kirby nos anos 70 e praticamente esquecidas depois do fim da série.
"The Eternals", por Neil Gaiman (guião) e John Romita Jr. (desenhos) é uma mini-série em 7 edições, que teve o seu início em Junho de 2006 e a conclusão em Fevereiro de 2007.
Em 2005 publicou um novo romance, chamado "Anansi Boys" e lançado em Portugal em 2006, com o título "Os filhos de Anansi".
Em 2006 lançou também o seu mais recente livro de contos depois de "Smoke and Mirrors", intitulado "Fragile Things".
Nos seus trabalhos cinematográficos, encontramos "MirrorMask", o seu filme ao lado de Dave McKean e com a colaboração da Jimmy Hensons Company, que estreou em Maio de 2005 nos cinemas, e "Neverwhere - Na Terra do Nada", mini-série que escreveu para a televisão e é exibida pela BBC inglesa. Em 2007 entraram em cartaz a animação "Beowulf", com guião da autoria de Neil Gaiman, além da longa-metragem de "Stardust - O Mistério da Estrela Cadente", dirigido por Matthew Vaughn e baseado igualmente num seu romance que foi ilustrada por Charles, contando com um elenco que inclui Robert De Niro e Michelle Pfeiffer.
Prémios: - World Fantasy Best Short story winner (1991) : A Midsummer Night's Dream
- World Fantasy Best Novel nominee (1991) : Good Omens
- World Fantasy Best Short story nominee (1994) : Troll Bridge
- World Fantasy Best Collection nominee (1994) : Angels and Visitations: A Miscellany
- British Fantasy Society Best Novel nominee (1996) : Neverwhere
- Mythopoeic Fantasy Award for Adult Literature Best Novel winner (1998) : Stardust
- Mythopoeic Fantasy Award for Adult Literature Best Novel nominee (1998) : Neverwhere
- World Fantasy Best Short story nominee (1999) : Shoggoth's Old Peculiar
- Bram Stoker Best Collection nominee (1999) : Smoke and Mirrors: Short Fictions and Illusions
- British Science Fiction Association Best Novel nominee (2001) : American Gods
- Hugo Best Novel winner (2002) : American Gods
- Mythopoeic Fantasy Award for Adult Literature Best Novel nominee (2002) : American Gods
- World Fantasy Best Novel nominee (2002) : American Gods
- Bram Stoker Best Novel winner (2002) : American GodsNebula Best Novel winner (2003) : American Gods
- British Fantasy Society Best Novel winner (2006) : Anansi Boys
- Mythopoeic Fantasy Award for Adult Literature Best Novel nominee (2006) :
Anansi Boys

Verónica Carvalho

A Biblioteca Escolar da ESSS

Sem comentários:

Enviar um comentário