O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


segunda-feira, 27 de abril de 2020

Cenário de resposta da primeira parte da ficha de Português (Os Lusíadas)


Com base na leitura e na análise feita da estrofe 92 do Canto V d’ Os Lusíadas, explica o seu sentido.
Deves, impreterivelmente, documentar as tuas afirmações com palavras e expressões do texto.
       ……………………………………………………………………………………

Na presente estrofe é valorizada a poesia (e a arte) enquanto fruição e motivo ao mesmo tempo de deleite e de elevação humana.
Os feitos alcançados pelos heróis são celebrizados pelos poetas que cantam esses mesmos feitos (“Quão doce é o louvor e a justa glória / Dos próprios feitos, quando são soados”).
Os homens de elevados pensamentos ambicionam ultrapassar os seus rivais (conceito de emulação), de modo a atingirem obras valerosas para serem cantados e lembrados pelos poetas (“Qualquer nobre trabalha que em memória/Vença ou iguale os grandes já passados”).
Os grandes feitos merecem ser celebrizados por terem superado os feitos do passado, suscitando a inveja dos rivais, que foram ultrapassados (“As envejas da ilustre e alheia história/Fazem mil vezes feitos sublimados.”).
Cantando os seus feitos, os poetas irão recompensar os heróis que atingem determinados feitos (“Quem valerosas obras exercita,/Louvor alheio muito o esperta e incita”).
Na estância 92 do canto V, o Poeta reflete, assim, sobre o facto de a arte, nomeadamente a poesia, ser fundamental para o engrandecimento e a sublimação dos feitos dos heróis, de modo a que as suas obras valerosas perdurem no tempo e sejam lembradas no futuro. Esta valorização da poesia e da arte inscreve-se na altura do Renascimento (movimento artístico e filosófico do século XV), tendo-se passado a dar muito mais importância à poesia e à arte. O poeta preconiza a glorificação dos heróis para incentivar a sociedade a fazê-la seguir os seus exemplos (vertente ética da arte).

Autor: Joel Amorim, nº11, 10º E 
Prof. João Morais


Sem comentários:

Enviar um comentário