O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Exame Nacional de Português (2007, 2ª Fase) - Cenários de Resposta

do grupo I A da prova que poderás encontrar em:
http://bi.gave.min-edu.pt/exames/download/portuguesB639_pef2_07.pdf?id=2973
                                                                                         Prof. João Morais

    1-      Caracterize os momentos temporais representados na primeira estrofe do poema.

Na primeira estrofe do poema são apresentados dois momentos temporais: a noite, no passado recente (v.1), e a madrugada, no instante presente (v.3). A noite é caracterizada como um tempo longo, de vigília, de insónia (“Em toda a noite o sono não veio”).

Passada a noite, surge a manhã “encoberta e fria” (“Agora/Raia do fundo/Do horizonte, encoberta e fria a manhã”). Segue-se um dia igual a todos os outros que já passaram (“Um dia igual a todos os outros, da eterna família/De serem assim”).

Tal como a manhã, a noite também não representa qualquer esperança para o sujeito lírico (“Nada que a noite acalme ou levante a aurora”). Os dois tempos têm, assim, uma relação de semelhança.
                                                      Joana Lopes (12ºA)
     2-      Refira um dos sentidos produzidos pela interrogação «Que faço eu no mundo

Um dos sentidos produzidos pela interrogação do verso 4 é o de que o sujeito lírico desespera porque não faz nada que tenha alguma importância, está numa situação de vida insolúvel, visto que o que faz não tem propósito.

Como não sabe o que fazer, autoquestiona-se (“Que faço eu no mundo?”) e como resposta à sua interrogação ele exclui a possibilidade de quer a «noite», quer a «manhã» poderem conferirem-lhe tranquilidade (“Nada que a noite acalme ou levante a aurora,”) e um sentido para a vida («Coisa séria ou vã.»).

Em qualquer caso, a sua interrogação deve-se a uma grande agitação interior.
                                            Bernardo Pintéus (12º A)
3-Atente nos três primeiros versos da terceira estrofe. Explicite, sucintamente, a relação entre a «noite» e a «manhã» estabelecida nos versos 14 e 15.
Entre a «noite» e a «manhã», nos versos 14 e 15 da composição, existe uma relação de identificação, mas também de continuidade, de metonímia – relação de causa efeito entre os dois tempos –, já que a causa de o segundo momento ser um tempo de tédio, de angústia existencial («horror»), reside na «essência» da «noite».

O sujeito poético considera, assim, a «manhã» o resultado, o efeito da «noite» (“Da manhã que vem / saindo lenta da própria essência da noite que era”).
                                               Vasco Taborda (12º F) 
4-Tendo em conta todo o poema, identifique duas das razões do sentimento de «horror» referido no verso 8.
sujeito poético, no verso 8, é tomado por um sentimento de "horror". Uma das razões que faz com que ele tenha essa reação é o facto de ele ver o amanhecer todos os dias, da mesma maneira, trazendo-lhe a certeza de que cada novo dia terá sempre a mesma vivência, a mesma deceção, a mesma falta de ânimo e esperança ("Vejo com horror/ o novo dia trazer-me o mesmo dia do fim/ Do mundo e da dor" - vv. 8-10).

Esse «horror» deve-se também ao desespero que o sujeito lírico experimenta porque o amanhecer traz sempre o mesmo dia, um dia igual aos outros, sem grande novidade ("Um dia igual aos outros" - v.11): aos seus olhos são um ciclo eterno, que nunca para ("da eterna família/ De serem assim" vv. 11-12). Ele tem plena consciência de que o tempo é completamente indiferente a esse ciclo eterno, à repetição dos dias sempre iguais.

[Outra razão do "horror" referido no verso 8 é o cansaço de tanto esperar por mudanças, por dias diferentes e não os obter ("Por tantas vezes ter 'sperado em vão" - v.17). O sujeito poético já não espera uma mudança na sua rotina, na sua vida e no mundo ("O mesmo dia trazer-me o mesmo dia do fim/ Do mundo e da dor" - vv.9-10). E por tanto esperar em vão, ele acaba por perder as esperanças de que essa mudança aconteça («Para quem / [...] / Já nada ’spera» – vv. 16-18). Ao perder a esperança, o poeta passa a considerar que tudo deixa de ter significado ("Nem um símbolo ao menos vale a significação" - v. 13).]                                                    Raíssa Silva (12º A)

Sem comentários:

Enviar um comentário