O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


quarta-feira, 6 de abril de 2016

A educação na vida de cada um...

       
        A educação tem um papel fundamental na vida de cada pessoa, independentemente de vir dos manuais ou de casa, pois molda quem somos e transforma-nos em membros de uma sociedade.
       Por um lado, a “Escola da Vida” é fundamental no desenvolvimento de cada um, pois é aqui que se aprende a viver na realidade. No mundo real, cada um tem de aprender a responder por si próprio, a “desenrascar-se” quando as coisas não correm como planeado, a ser independente e autónomo e até a escolher o caminho mais seguro para voltar para casa à noite. Se a escola nos trata a todos como iguais, a “Escola da Vida” mostra-nos o contrário. É nela que desenvolvemos a nossa personalidade e nos tornamos quem somos. Por exemplo, quem tem pais demasiado protetores não tem acesso à “Escola da Vida” e acaba por crescer sempre dependente de alguém e sem se aventurar para fora da zona de conforto.
        Por outro lado, a “Escola da Vida” não é tudo. Para desenvolver muitas das habilidades necessárias a uma vida saudável e equilibrada, é preciso aprender “o que vem nos manuais”. Sem a escola, ninguém saberia ler, escrever ou fazer contas com mais de dois dígitos. A escola dá-nos conhecimentos analíticos fundamentais, assim como uma base de cultura geral, para além de ensinar o que está por trás das disciplinas (por exemplo, em matemática não se aprende apenas as operações, mas sim a pensar lógica e analiticamente). A escola em si também promove o contacto com outras pessoas, ajuda a abrir mentes e ensina a cooperação e o trabalho em grupo.
      Concluindo, para a formação pessoal de cada um é necessário um equilíbrio entre conhecimentos práticos e teóricos, apenas alcançado através de vários tipos de educação.
                                                                                                                                              Março 2016

                                                                                                                                      
Clara Vieira, 12º C

Sem comentários:

Enviar um comentário