O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


sábado, 4 de junho de 2016

O Neves ou um caso de denúncia n' Os Maias

Numa época de descrédito político e de atmosfera de descrença social, Eça de Queirós reflete, nas suas obras, sobre a decadência da nação, evidenciando a crise de identidade de Portugal de então. 
Esta vertente crítica é observável nos episódios da crónica de costumes, mais concretamente na caracterização das personagens tipo, que ilustram o xadrez social que Os Maias denunciam.
Nesta obra é feita uma crítica ao jornalismo português, por exemplo, no episódio do jornal d’ “A Tarde”. Neste episódio, Neves, o diretor deste jornal, recusa publicar um artigo difamatório sobre Dâmaso, por pensar que se trata de um Dâmaso seu amigo político (“[…] tu querias que eu publicasse isso, homem? O Dâmaso meu amigo político!...[…] eu faço lá isso!... […]”). No entanto, quando se apercebe que se trata de outro Dâmaso, já promove esta publicação, já que, afinal, este os prejudicara na última eleição (“Irra, que me assustaste! Olha agora neste momento, com estas coisas de Ministério, uma carta dessas escrita pelo Guedes… Se é o Salcede, bem, acabou-se! […] Um manganão que nos entalou na eleição passada […]”), deixando clara a interferência da sua orientação política na atividade do seu jornal.
Ainda neste episódio não se distinguem os profissionais do jornalismo dos “deputados que a crise arrastara a lisboa” e que “vinham ali às noites, àquele jornal do partido, […] com esperanças de empregos”. Deparamo-nos ainda com Melchior, um profissional da redação, a tentar fazer «uma coisa sobre o livro do Craveiro», mas sem sucesso, já que, na expressão de Ega, «aqui são simples localistas», e segundo o narrador, os jornais abdicaram «[…] de todas as funções elevadas de estudo e de crítica […].
O jornalismo surge, portanto, como local de propaganda política, em vez de se preocupar em informar o público, fazendo, assim, uma crítica ao desprezo pela função informativa inerente ao serviço público.
Pode concluir-se que os Maias são, então, uma obra que obriga o leitor a refletir, apresentando, portanto, uma vertente de literatura de combate, na forma de crítica à sociedade, procurando a obra fazer rever ideias e mentalidades.
  

Joana Pombo, 12ºA
Prof. João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário