O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

A importância do sonho nas realizações humanas


O sonho constitui a forma mais genuína e intuitiva que o ser humano tem de expressar os seus desejos, objetivos, anseios, inclinações e motivações. Os sonhos são o resultado das nossas vivências, daquilo que já passamos na vida ou que ainda queremos viver. Outras vezes, são o resultado das nossas frustrações por não termos aquilo que não nos é possível alcançar. Assim, sonhar é um ato natural do ser humano, que possui um papel bastante importante na evolução não só a nível pessoal mas também a nível social, económico e até mesmo científico. 

O sonho é, então, um estimulador para o avanço do Homem e consequentemente do mundo. Por exemplo, Neil Armstrong, cientista de profissão, sempre teve o sonho de ser o primeiro homem a chegar à Lua. Apesar da falta de conhecimentos científicos e de meios para o fazer, este homem, apesar de algumas tentativas falhadas, lutou e conseguiu atingir o seu sonho e ser o primeiro homem a pisar o solo lunar. Assim, este indivíduo, além de realizar o seu sonho, contribuiu ainda com uma enorme descoberta científica que conduziu a humanidade para avanços significativos, nomeadamente a nível científico. 

Por outro lado, o sonho pode funcionar como um agente de mudança a nível social. Tendo como exemplo Marthin Luther King, um ativista norte-americano que lutou contra a discriminação racial e se tornou num dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Verificamos que, graças ao seu sonho, que divulgou através do seu famoso discurso “I have a dream” e recorrendo a manifestações públicas, conseguiu aos poucos e juntamente com outros que possuíam a mesma ambição dele atingir gradualmente o objetivo de diminuir a discriminação racial no seu país natal, o que levou não só a uma mudança significativa de mentalidade por parte da sociedade em que se inseria mas também a uma mudança a nível social, sendo hoje reconhecido o estatuto de igualdade entre as diferentes raças. 

Assim, concluímos que o sonho comanda a vida humana. Direta ou indiretamente, o sonho influencia a nossa maneira de agir e pensar, encorajando-nos a melhorar a realidade em que vivemos. É o ponto de partida para se conseguir atingir os objetivos que definimos para nós mesmos, podendo, uma vez atingido esse sonho, influenciar toda uma sociedade quer a nível científico, quer social, quer económico.

    Autora: Beatriz Bharwany, 12º B
    Prof. João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário