O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


sábado, 23 de fevereiro de 2019

A importância do sonho nas realizações humanas

Na sociedade em que vivemos, que está em constante evolução, a educação, por um lado, tem um papel fundamental no seu desenvolvimento e funcionamento e, por outro lado, concede a cada cidadão capacidades básicas para a sua vida individual. 

Ao nível profissional, a educação auxilia o desenvolvimento intelectual e o raciocínio, que, face a um problema, nos vão ajudar a encontrar uma resolução mais acertada. Ela é um fator determinante na vida de um cidadão, sendo essencial para arranjar o emprego que ele aspira ter, ou, ainda, elevá-lo a cargos mais importantes, conferindo-lhe benefícios económicos, como a estabilidade financeira, e pessoais. Várias estatísticas e estudos como o Do the Benefits of College Still Outweigh the Costs?, de Abel e Deitz, provam que graduados apresentam um menor risco de ficarem desempregados, arranjam empregos com salários superiores e estão mais satisfeitos do que aqueles que têm apenas um diploma de 12ºano. 

O ser humano vive em sociedades, a maioria delas democráticas, e as ações de um indivíduo têm quer consequências pessoais, quer interpessoais. A educação desenvolve o espírito crítico do cidadão, competência que lhe permite participar e envolver em múltiplos aspetos da sociedade de forma responsável. Por exemplo, o voto nas sociedades democráticas é um direito que tem o poder de alterar a vida humana. Um estudo de Edward L. Glaeser, da Universidade de Harvard, conclui existir uma grande correlação entre a educação dos cidadãos e a sua participação na política democrática. 

Ao nível pessoal, a educação que se possui tem a capacidade de alterar o curso da vida de um cidadão. Ela permite-nos ter consciência de quem somos, do mundo que nos rodeia e do que está certo ou errado, possibilitando-nos agir de forma a fazer escolhas mais corretas para nós próprios e o outro. O estudo The impact of education on crime: international evidence, de Randi Hjalmarsson e Lance Lochner, revela que a educação reduz, efetivamente, o risco de um adolescente se tornar um criminoso. 

Em conclusão, a educação assume um papel de grande importância, sendo um fator determinante e transversal a diversas vertentes da vida humana. Pessoalmente, perante o reconhecimento dos seus benefícios, considero que o ser humano deve realizar um forte investimento nesta área da sociedade.

    Autora:João Carrajana, 12º B
    Prof. João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário