O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O poder das palavras nas relações humanas


É inegável o poder que as palavras têm no nosso percurso de vida. Uma simples palavra pode motivar-nos e encorajar-nos como também nos pode magoar e fazer-nos sentir infelizes ou deprimidos. 

Por um lado, em tempos difíceis da nossa vida, em que parecem prevalecer as injustiças, em que algo não nos corre como esperávamos ou até quando perdemos um ente querido, uma mera palavra de apoio parece reerguer-nos, ajudando-nos a seguir em frente e a superar o que nos sucedeu. Por exemplo, o célebre discurso de Martin Luther King encorajou alguns dos seus conterrâneos, vítimas de racismo, e deu-lhes esperança de que um dia haveria igualdade de direitos e de oportunidades. Este discurso ajudou-os não só a suportar o momento difícil por que passavam mas também lhes permitiu imaginar o advento de um futuro melhor. 

Por outro lado, as palavras tanto nos podem auxiliar e motivar como, da mesma maneira, nos podem magoar. Quando as pessoas utilizam o dom da palavra para ser desagradáveis, esquecem-se das consequências que isso pode ter na vida dos outros. Hoje em dia, infelizmente, muitos jovens são vítimas de bullying verbal por parte dos seus colegas, sendo esta uma das principais causas dos suicídios na adolescência. 

Por vezes, e como já foi dito anteriormente, as pessoas utilizam as palavras para magoar as outras, criticando o seu trabalho ou as suas ideias. Esta atitude crítica é adotada por diversas razões: porque não concordam com o que é defendido pelos outros ou simplesmente porque não percebem as suas ideias e não partilham a mesma visão do mundo. No entanto, quando as críticas são demasiado contundentes, acabam por ter repercussões nas pessoas devido ao poder que as palavras têm na vida das mesmas. A título exemplificativo, apresenta-se Charles Darwin, que foi alvo de diversas críticas e apelidado de “louco” pela comunidade científica da época, fazendo com que o cientista passasse o resto dos seus dias em clausura na sua casa, tentando aperfeiçoar a sua teoria sobre a evolução das espécies. 

Em suma, as palavras influenciam as nossas vidas e as nossas relações com os outros, mas devemos aprender a usar as mesmas e o poder que elas têm naqueles a quem nos dirigimos.

    Autora: Maria Inês Vidal, 12º B
    Prof. João Morais

Sem comentários:

Enviar um comentário