O BlogBESSS...

Bem-Vindos!


Blog ou Blogue, na grafia portuguesa, é uma abreviatura de Weblog. Estes sítios permitem a publicação e a constante atualização de artigos ou "posts", que são, em geral, organizados através de etiquetas (temas) e de forma cronológica inversa.


A possibilidade de os leitores e autores deixarem comentários, de forma sequencial e interativa, corresponde à natureza essencial dos blogues
e por isso, o elemento central do presente projeto da Biblioteca Escolar (BE).


O BlogBESSS é um espaço virtual de informação e de partilha de leituras e ideias. Aberto à comunidade educativa da ESSS e a todos os que pretendam contribuir para a concretização dos objetivos da BE:

1. Promover a leitura e as literacias;

2. Apoiar o desenvolvimento curricular;

3. Valorizar a BE como elemento integrante do Projeto Educativo;

4. Abrir a BE à comunidade local.


De acordo com a sua natureza e integrando os referidos objetivos, o BlogBESSS corresponde a uma proposta de aprendizagem colaborativa e de construção coletiva do Conhecimento, incentivando ao mesmo tempo a utilização/fruição dos recursos existentes na BE.


Colabore nos Projetos "Autor do Mês..." (Para saber como colaborar deverá ler a mensagem de 20 de fevereiro de 2009) e "Leituras Soltas..."
(Leia a mensagem de 10 de abril de 2009).


Não se esqueça, ainda, de ler as regras de utilização do
BlogBESSS e as indicações de "Como Comentar.." nas mensagens de 10 de fevereiro de 2009.


A Biblioteca Escolar da ESSS

PS - Uma leitura interessante sobre a convergência entre as Bibliotecas e os Blogues é o texto de Moreno Albuquerque de Barros - Blogs e Bibliotecários.


quarta-feira, 23 de março de 2011

“O lugar da utopia na vida humana”

Trabalho realizado por Henrique Carvalhinhos (12º A)  e Mário Martins (12º I), 2010/11 
Prof. João Morais
O termo utopia foi reactualizado por Thomas More, no Renascimento, ao qual deu o significado de “Sociedade Ideal”, sociedade esta em que todo o ser humano é igual, tanto em termos de direitos como de oportunidades.
Hoje em dia o termo utopia é visto como algo imaginário, e é uma forma muito optimista de encarar o mundo e o homem.
A utopia pode ser encontrada em vários campos, entre eles a religião, a política e a ética. Na religião, podemos encontrá-la no modelo de perfeição (Deus) e também na questão da vida depois da morte, na criação de um local ideal onde alguns passam à eternidade (Paraíso). Mais concretamente, o Cristianismo defende que o homem ganhará o Céu se viver uma vida livre de pecados e se praticar o bem aos olhos de Deus.
A utopia no campo económico é encontrada na divisão de bens equitativa na sociedade como defendem o socialismo e o comunismo. Um exemplo disso é a Revolução de 25 de Abril, quando houve uma desprivatização de quase todos os bancos portugueses, deixando as famílias com maior poder económico do país (como por exemplo os Mello, os Champalimaud, etc) despojadas desses bens, para haver um equilíbrio entre as classes sociais.
No campo ético, podemos evidenciar a busca da Paz como o exemplo mais óbvio. Para garantir uma civilização que viva em paz e harmonia, no século XX foi criada uma organização com esse mesmo fim: a ONU (Organização das Nações Unidas). É responsável por zelar pelos direitos do homem, para que este viva em pleno os seus direitos.
Com isto podemos concluir que, independentemente do domínio em que possamos detectar a sede utópica, fala-se de algo que se avalia como positivo e que zele pelo bem-estar de todos, mesmo que para alguns de nós esses desígnios possam ser somente imaginários ou inalcançáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário